A importância do treinamento de trabalho em altura para a operação de PTA

treniamento de trabalho em altura, técnico realizando o treinamento e explicando ao funcionários o funcionamento da plataforma tesoura

treinamento de trabalho em altura

Segurança é parte indiscutível quando se trata do trabalho em altura, a falta do uso de um EPI (equipamento de proteção individual) ou a operação de forma incorreta do equipamento podem causar perdas irreparáveis. Por isso a Força 1 veio te explicar tudo sobre a importância do treinamento de trabalho em altura para a sua empresa.

O que é considerado trabalho em altura

Segundo NR35 (norma para regulamentar trabalho em altura) toda atividade realizada acima de 2 metros do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura. A NR35 ainda elucida que é de total responsabilidade do empregador:


  • Garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas no documento;
  • Garantir a realização da Análise de Risco (AR) e da emissão da Permissão de Trabalho (PT), quando for aplicável;
  • Desenvolver um procedimento operacional para as atividades de trabalho em altura;
  • Garantir aos funcionários informações atualizadas sobre as medidas de controle e os riscos envolvidos nas atividades;
  • Realizar uma avaliação prévia das condições no local do trabalho em altura;
  • Assegurar que qualquer trabalho em altura só tenha início depois de adotadas as medidas de proteção devidas;
  • Tomar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção pelas empresas contratadas.

Além dessas responsabilidades já citadas, a NR35 trás também um tópico exclusivo sobre capacitação e  treinamento de trabalho em altura, onde esclarece que o mesmo deve ser garantido e provido pelo empregador.


Ao se tratar de vidas, toda precaução e medidas de segurança devem ser seguidas à risca, e, mesmo com tantas obrigações e regras, algumas empresas ainda subestimam a importância do treinamento de trabalho em altura. Mas pode ficar tranquilo que vamos falar sobre isso no decorrer desse blog!


Qual a importância do treinamento de trabalho em altura?


O não cumprimento de normas regulamentadoras ocasiona diversas consequências legais, tanto para o funcionário como para o empregador. Além disso, elas existem para assegurar a vida dos colaboradores, prevenir acidentes e doenças ocupacionais  e tem como objetivo garantir a saúde e integridade física dos mesmos.


O provimento do treinamento de trabalho em altura é uma das obrigações do empregador e é através dele que o colaborador é apresentado à forma correta de se exercer qualquer tarefa em altura. Ao final do treinamento o aluno recebe um certificado que o permite a exercer esse tipo de atividade.


IMPORTANTE:  O certificado do treinamento de trabalho em altura possui validade, e deve ser renovado de acordo com a mesma.


Como funciona o treinamento de trabalho em altura?

O Curso para operador de PTA da Força 1 Locações, foi desenvolvido pelo IPAF (International Powered Access Federation), Federação Internacional de Plataformas Aéreas, que promove o uso seguro e eficaz de equipamentos de acesso aéreo em todo o mundo.


Os participantes do treinamento de trabalho em altura são capacitados a operar de forma segura plataformas de trabalho aéreo, sendo abordada a legislação pertinente ao trabalho em altura. Os alunos são avaliados em provas teóricas e práticas e precisam ter no mínimo 70% de acertos para serem aprovados.


Cada turma pode conter até 10 participantes, a carga horária do treinamento de trabalho em altura é de 4 horas e o mesmo pode ser realizado na nossa base ou no local de trabalho da PTA (a segunda opção pode acarretar custo de deslocamento técnico). Está incluso ao treinamento o material didático e o certificado para cada colaborador aprovado.


São abordados os seguintes temas no treinamento de trabalho em altura:


  • Legislação aplicável à operação de plataforma;
  • Descrição dos equipamentos;
  • Inspeção do equipamento antes da utilização;
  • Análise de risco no local de trabalho;
  • Dispositivos de emergência dos equipamentos;
  • Operação segura do equipamento.

A Força 1

A Força 1 está sempre pensando no melhor para você. Por isso além de ofertarmos treinamento de trabalho em altura para seus funcionários, em toda locação nós oferecemos treinamento gratuito para até 5 colaboradores por equipamento.


Também possuímos a frota mais jovem do mercado e uma enorme variedade de máquinas. Tudo isso para atender suas necessidades em plataformas para trabalho em altura.


Entre em contato conosco pelos nossos formulários e faça já sua cotação.