Segurança no trabalho: prioridade em qualquer projeto de obra

segurança no trabalho

Qual o grau de significância que você daria para a segurança no trabalho? Tenho certeza que esta seria altíssima. A partir disso, pode-se perceber que é essencial tomar esta realidade como prioritária, principalmente no campo de obra.

Ademais, é notório compreender que estão aumentando os números de acidentes diretamente relacionados ao ambiente de trabalho.Com base nesse cenário, é primordial a existência da conscientização nas empresas sobre a dimensão de investir na segurança do trabalho. 

Mas, como tornar essa importância viável e sólida nas empresas?

Veja a seguir!



Normatização

A normatização é o ato de criar e estabelecer normas. Mas, porque isto é tão importante para a segurança no trabalho? A normatização da mesma é aplicada através de Normas Regulamentadoras, sendo de cumprimento obrigatório pelas empresas.

Desta forma, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), propõe medidas obrigatórias que, não sendo cumpridas, resultarão na aplicação de penalidades, ao empregador, previstas na legislação.



Dentro das Normas Regulamentadoras, podemos visualizar várias, dentre as quais, a NR 18, que estabelece as diretrizes administrativas, de planejamento e de organização para canteiros de obras.

Esta tem a finalidade de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança em quaisquer que sejam os processos, condições e meio ambiente de trabalho.

Por isso, desta forma, é possível perceber que a importância da segurança no trabalho é fundamental tanto para o empregador, quanto para o empregado.

Mas, como isso funciona na prática? Veremos a seguir!



A Segurança no Trabalho na Prática

Dentro do cenário de obras, percebe-se que existem várias eventualidades que podem facilitar a ocorrência de algum acidente no trabalho, trazendo prejuízos ao empregador e ao empregado.

Por isso, é necessário criar formas de cercar esses riscos e minimizá-los ao máximo, dentro das obras, principalmente se este trabalho for realizado em alturas.

Neste caso, de acordo com a NR 35, a pessoa capacitada para trabalhar em altura deve ter passado por treinamento e submeter a avaliações frequentes do estado de saúde.



É importante entender que todo o trabalho a ser realizado num ambiente de obras e em altura, pode ser iniciado com uma boa elaboração do projeto e cumprimento das NRs.

Esta elaboração, por sua vez, deve dar uma atenção especial para a segurança no trabalho, para não ocorrer nenhum tipo de problema e tudo seguir de forma equilibrada.

Desta forma, não se pode deixar de falar dos equipamentos necessários para a prevenção de acidentes, concorda? Então vamos lá!



Equipamentos Necessários

Dentro da segurança no trabalho, um ponto bastante interessante e indispensável para se entender, é referente aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Estes, por sua vez, são responsáveis por garantir a saúde e proteção do trabalhador individual ou, até mesmo, de um grupo de trabalhadores.

Além disso, existe a NR 6, que estabelece que os EPIs devem ser fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o mesmo desenvolver suas tarefas na empresa.

Alguns dos EPIs, são:

  • Capacete;
  • Protetores auriculares;
  • Botas;
  • Cintos de segurança;
  • Entre outros.


Sobre os EPC, podemos citar: dispositivos protetores de plano horizontal, guarda-corpo, barreira com rede, entre outros.

A partir disto, é possível entender que o uso responsável e adequado do EPI, assim como, do EPC, evita grandes transtornos para o trabalhador e, também, para a empresa.

Sendo assim, para o trabalho em altura, além dos dispositivos de segurança, deve haver um plano de resgate para situações de risco ou acidentes.

Com base no que foi exposto, é importante ressaltar que a segurança no trabalho deve ser prioridade em todo projeto de obra. Para evitar qualquer prejuízo, seja para o empregador ou para o empregado.