Plataformas elevatórias x andaimes: qual o melhor para o meu negócio?

plataformas elevatórias

Quando se trata de realizar trabalhos que exigem altura e deslocamento, as plataformas elevatórias são indispensáveis e essenciais para a realização do mesmo.


Além disso, os andaimes também podem ser necessários para a realização de alguns tipos de serviços.


Por isso, é de extrema importância entender as principais características, vantagens e diferenças entre os dois, como veremos a seguir.


Principais Características

Apesar de terem a função de possibilitar deslocamentos e acesso de pessoas e materiais de um ponto a outro de uma obra para a execução de serviços. Tanto em distância como em altura, as plataformas de acesso e os andaimes possuem funções distintas.


Eles compõem dois tipos diferentes de engenharia de acesso: dinâmica — relacionada às plataformas de acesso — e estática, em que estão inseridos os andaimes e as escadas.


Começando com as plataformas elevatórias, podemos dizer que são uma importante ferramenta utilizada para trabalhos em altura, por aqueles que realizam serviços de manutenção em fábricas ou em ambientes externos, como fachadas e galpões.


Além disso, o número de utilidades que essas máquinas possuem é enorme, e por esse motivo, quando pensamos na melhor aplicação para trabalhos em altura é importante conhecer os todos os tipos de plataformas aéreas e seus detalhes técnicos.


Por outro lado, temos o andaime, uma estrutura de acesso, de caráter provisório, usada para sustentar os trabalhadores para execução de serviços em locais de grande altura com a utilização de ferramentas e equipamentos, facilitando a construção ou o reparo da obra.


Muitas pessoas podem achar ele bastante arriscado, e são, de fato, por isso, sua utilização deve ser acompanhada de perto pelo engenheiro responsável da obra. Pois os andaimes tem necessidade de maior cautela tanto na montagem como na sua utilização por parte dos trabalhadores.


Nesse sentido, vamos conhecer as vantagens e diferenças entre cada um a seguir.

Principais Vantagens & Diferenças

As plataformas elevatórias, também conhecidas como plataformas aéreas, existem para facilitar a execução de trabalhos em altura de forma segura e confortável para o trabalhador, sendo esse fato uma primeira vantagem deste item.


Não se pode negar que existem outros equipamentos que também são utilizados para trabalhos em altura, como escadas e andaimes. O detalhe é que as plataformas aéreas são a opção mais segura e versátil para esta aplicação, mostrando a sua vantagem principal: maior segurança.


Além disso, elas também proporcionam uma maior mobilidade nas obras, o que faz com que o seu trabalho ganhe em agilidade.


Quando se trata dos andaimes, temos alguns pontos de vantagens importante, tais como a capacidade de montagem dos andaimes em qualquer geometria devido à versatilidade nos ajustes, bem como a capacidade de montagem dos andaimes não somente apoiados, mas também suspensos, em estruturas preexistentes.


Outrossim, vale destacar que a principal diferença entre plataformas e andaimes diz respeito à forma de acesso. As primeiras são móveis e, por isso, podem ser deslocadas de acordo com o andamento dos serviços.


Já os andaimes, em sua maioria, são estáticos. Eles não se movimentam e tem uma área de abrangência limitada. Até mesmo os andaimes suspensos são limitados: a altura é variável, mas eles correm em um eixo horizontal tendo, portanto, um limitado raio de atuação.


A Melhor Opção

Na maioria dos casos, os andaimes são mais confortáveis para a execução dos serviços do que as plataformas elevatórias. Mas isso não quer dizer que eles sejam mais seguros. Na verdade, os andaimes são uma das principais causas de embargo em obras em função de falhas na execução que comprometem a segurança.


Nesse sentido, para grandes alturas a utilização de plataformas elevatórias passam a ser recomendável, tornando-se mais vantajosa, principalmente quando abrange condições do terreno.


Em terrenos com declividades acentuadas, por exemplo, a plataforma de acesso acaba sendo a solução mais recomendável também. Em casos de plataformas com tração 4×4, é possível o seu deslocamento por terrenos com inclinação até 30% aclive e 45% declive. 


A inclinação é muito reduzida para operação — entre 2,5° a 4,5°. Mesmo assim, há algumas limitações do ponto de vista operacional.


Portanto, as plataformas elevatórias são as mais recomendadas, seguras e úteis para utilizar em quaisquer tipos de serviços.