Manutenção elétrica em alturas: trabalhando de maneira segura

É indiscutível que a manutenção elétrica é fundamental para que ocorra um bom funcionamento dos circuitos elétricos de máquinas e equipamentos, concorda?

Desta forma, deve-se haver uma atenção especial para essas práticas, uma vez que acidentes de origem elétrica são fáceis de serem concebidos.

Principalmente, quando se trata de uma manutenção elétrica que tenha a necessidade da utilização de uma plataforma em altura.

Em uma situação como essa, é importante se atentar para a segurança do trabalhador envolvido neste procedimento, onde é cabido algumas soluções importantes.

É possível citar o cumprimento das NR35 e NR 10, as quais tratam do trabalho em altura e determinam regras para segurança e serviços com eletricidade, respectivamente.

Artigo relacionado: Trabalho em altura: Conheça os principais EPIs para realizar

Existem algumas situações que precedem a realização de uma manutenção elétrica que tenha a necessidade da utilização de uma plataforma em altura.

Vamos ver a seguir!

Situações de Manutenção Elétrica em Altura

A realização da manutenção elétrica em prédios, galpões, supermercados, teatros, eventos, entre outros, deve ser feita através do alcance da altura exigida.

Dentro da NR 18, existe um tópico que trata especificamente da manutenção, a qual é responsabilidade do proprietário manter um programa de manutenção preventiva.

Com base nisso, existem situações em que são necessárias fazer uma manutenção elétrica que tenha a necessidade da utilização de uma plataforma em altura, são elas:


  1. Verificação de funções e controles de velocidade, descanso e limites de funcionamento;
  2. Análise de rede e mecanismos de cabos;
  3. Verificação de dispositivos de segurança e emergência;
  4. Verificação de placas, sinais de aviso e controles;
  5. Ajuste e substituição de peças gastas ou danificadas;
  6. Lubrificação de partes móveis;
  7. Inspeção dos elementos do filtro, óleo hidráulico, óleo do motor e de refrigeração;
  8. Inspeção visual dos componentes estruturais  e outros componentes críticos.

A partir disso, torna-se imprescindível o uso dos equipamentos necessários para realização dessas atividades.

Por se tratar de trabalhos em altura, os equipamentos de acesso são os mais utilizados, como, por exemplo, as plataformas elevatórias, as quais impedem possíveis quedas dos trabalhadores.

Principalmente, na realização da manutenção elétrica em alturas, onde muitas vezes as plataformas mais usadas são as tesouras elétricas.


Estas, por sua vez, possibilitam que o trabalhador com suas ferramentas sejam elevados até a altura ideal para a execução da manutenção elétrica. 

Com base nisso, é possível perceber que as plataformas do tipo tesoura elétrica são mais eficientes e mais seguras para esta modalidade de serviço.

Desta forma, a segurança do trabalhador fica assegurada durante a realização do trabalho, evitando acidentes ou danos de alto risco.


Importância do Treinamento

Além disso, é essencial ressaltar a importância do treinamento para que os trabalhadores tenham o conhecimento sobre as devidas medidas de segurança.

Afinal, é indispensável a capacitação dos mesmos, uma vez que a conscientização sobre os riscos, medidas de controle e importância dos EPIs são de suma importância para reduzir o número de acidentes de trabalho.

A realização dos treinamentos tem grande significância em todo processo de segurança do trabalhador, pelo fato de conscientizar de forma prática, preservando o serviço e a segurança do trabalhador.


Força 1

A partir disso, podemos citar a Força 1 como parceira, que além de locar este equipamento fornece o treinamento para melhor manuseio.

Logo, ao ser realizado este procedimento pela Força 1, a manutenção elétrica em alturas  será realizada de maneira segura.

Dessa forma, será proporcionada qualidade e segurança aos envolvidos, por meio da locação deste equipamento e do devido treinamento.